quarta-feira, 16 de junho de 2010

ACABARAM-SE OS SALDOS?!?


(...) Em apenas uma semana, a Foxconn, a maior companhia do mundo de produção de artigos electrónicos, foi obrigada a anunciar, por duas vezes, o aumento do salário minimo, depois de outros dos seus clientes - entre os quais se contam a Sony, a Nintendo, a Nokia, a Dell e a Motorola - terem iniciado investigações sobre as condições de laboração, na fábrica, onde trabalham 400 mil pessoas.

(...)

Em grande parte, graças à pressão mediática, no Ocidente, o salário dos trabalhadores chineses será praticamente duplicado.

A China parece estar a atravessar um momento de transição. Os trabalhadores, com o apoio do Governo e dos municipios, estão a reivindicar - e a conseguir - melhores condições e salários mais elevados. A Honda, por exemplo, teve de dar aumentos até 34% para ver as suas fábricas chinesas voltarem ao trabalho.

Pequim teme que a crescente desigualdade social leve a protestos maciços. O New Yourk Times alerta para o perigo de uma subida do custo de mão-de-obra chinesa acarretar uma alta mundial de preços. «Foi optimo para os orçamentos, enquanto durou. Centenas de milhões estavam dispostos a trabalhar por um dolar ou dois por dia», diz o insuspeito Bloomberg. «Mas o momento que os executivos das multinacionais temiam, de Nova York a Tóquio, chegou: os chineses estão a pedir aumento.» Acabou o tempo da tecnologia barata?


João Dias Miguel, in Revista Visão de 10 de Junho de 2010