quinta-feira, 12 de setembro de 2019

as avozinhas...

só ontem quando guardei o livro da Doris Lessing na sua ordem alfabética de autor, reparei em outro dela:
As Avós.
lembrei-me de um episódio, enquanto lia este livro, passado ao balcão de atendimento de um hospital:
pousei o livro em cima do balcão e uma senhora, com idade para ser avó, reparou na capa do livro e perguntou se o livro era bom. Eu fiquei um pouco atrapalhada pois percebi que o titulo pode dar pistas erradas sobre o seu conteúdo.... só consegui dizer que o livro era um pouco estranho e diferente.... a senhora insistiu dizendo que ali estava um livro que gostaria de ler, se podia tomar nota do titulo e da autora... eu respondi claro que sim... Ainda hoje espero não me cruzar de novo com a senhora e ser potencialmente e publicamente insultada...

O certo é que comprei o livro porque vi o filme com titulo em português "paixões proibidas".
Durante algum tempo depois de ver o filme (revi-o mais uma vez, logo a seguir) fiquei sem conseguir ter opinião formada sobre o conteúdo, fiquei aparvalhada, para falar curto e grosso.
Agora consigo opinar: gosto muito mais da abordagem feita no filme, gosto dos actores, gosto das paisagens (Austrália no seu melhor), gosto da casa (oh como eu gosto da casa!) e principalmente a realizadora Anne Fontaine. Acho que este assunto foi muitíssimo melhor tratado do que pela autora do livro. A sensibilidade que coloca em todos os filmes que já vi dela é fantástica.
Acho que a escritora falou do tema com muuuitas pinças. Aliás se não tivesse visto o filme, não sei se teria percebido todo o imbróglio.




O titulo em português acho que nos remete para os nossos sentimentos de culpa e pecado no melhor do catolicismo...

Se fossem dois avôs...o título seria o mesmo...?