terça-feira, 25 de agosto de 2020

"Será tarde demais para educar o olho?"

John Singer Sargent (pág. 232)
Pierre Bonnard (pág. 232)
































"São os únicos brancos." (página 138)
.
poizé...foi preciso chegar a mais de meio do livro para EUzinha perceber que, se toda a trama se passa na África do Sul,  8 anos depois do fim do apartheid, a tensão existente ao longo da história se passa entre os lados opostos da barricada que é o ódio. Para mim, a essência deste livro é o ÓDIO acrescentado de todos os seus sinónimos que também se encontram neste livro, conforme as situações: antipatia, aversão, cólera, gana, ira, malquerença, odiosidade, raiva, rancor, repugnância, repulsa, sanha.
Perceber que este ódio não desaparece por obra e graça do divino espírito santo:
.
"- Lucy é a nossa benfeitora - afirma Petrus; e, depois, virando-se para Lucy: - És a nossa benfeitora.
Pareceu-lhe uma palavra de mau gosto, uma faca de dois gumes, amargando o momento. Mas pode-se culpar Petrus? A linguagem que utiliza com tanta segurança é, se ele soubesse, esgotada, friável, comida por dentro como se por térmitas. Apenas os monossílabos podem ser considerados de confianças e, mesmo assim, nem todos.
O que pode ser feito? Nada que ele, o ex-professor de comunicação, consiga imaginar. Nada além de começar pelo abecê. Quando as palavras compridas começassem a surgir reconstruídas, purificadas, novamente de confiança, ele já há muito que teria morrido."
.
mas a história é também sobre o medo de envelhecer:
.
"Ele vagueia pelo jardim. Começa a sentir-se angustiado. Não apenas por não saber o que fazer consigo mesmo. [...]Pela primeira vez, compreende como se sentirá quando for velho, cansado até aos ossos, sem esperança, sem desejos, indiferente em relação ao futuro. Afundado numa cadeira de plástico por entre os odores a penas de galinha e maçãs apodrecidas, sente o seu interesse pela vida a escoar-se gota a gota. Pode demorar semanas, pode demorar meses até ficar completamente seco, mas está a sangrar. Quando este processo terminar, será como a carcaça de uma mosca numa teia de aranha, quebradiço ao toque, mais leve do que farelo, pronto a flutuar e desaparecer."
.
parece que depois de escrever este livro teve que se resguardar na Austrália.

escritor assombroso, amargo, politicamente incorreto.