domingo, 30 de junho de 2019

"Todo o adulto tem segredos"

Foi depois de ler a ficha técnica do filme Carol que me apercebi que era baseado no livro O Preço do Sal de Claire Morgan/Patricia Highsmith. Livro este que estava na minha estante desde 1993 (juntamente com mais 6) e que só agora li. Conheço a escritora dos seus livros policiais, que adoro, e talvez por isso tenha pensado que este, seria mais um e que talvez não me apetecesse ler.
Daí o titulo deste escrito que faz parte do livro.
Como sempre o livro é muito mais interessante que o filme, apesar de eu ter gostado imenso, principalmente das atrizes e da sua entrega a esta história de amor com um final feliz. Mas é no Posfácio (escrito em 1983) do livro (escrito em 1952) que eu entendi mesmo a importância dele.
Como lidam os adultos com os seus segredos ao longo da história da humanidade?
"Porque se fascinam tanto as pessoas com a vida sexual dos outros?", refere o posfácio que tenta responder mais à frente "pela satisfação do instinto primitivo que manda punir aqueles que se tresmalham do rebanho".
A escritora refere que houve grandes evoluções até 1983, que acredito terem acontecido.
No entanto, em 2019, a sua reflexão do posfácio é mais atual que nunca:
"Apaixonar-se, para alguns, está fora de moda, é perigoso e até mesmo desnecessário. Nada de emoções fortes, eis o slogan."